Todas as lojas virtuais em funcionamento no Brasil devem disponibilizar ao consumidor algumas informações obrigatórias por lei. De acordo com o decreto federal 7.962, de 2013, os sites devem expor, em local de destaque e de fácil visualização, o nome da empresa, CNPJ ou CPF do vendedor, endereço físico e eletrônico da companhia, além de outras informações necessárias para sua localização e contato.
Resposta: Em nosso site você encontrará o CNPJ e a Razão Social no rodapé da pagina inicial, o endereço e contato encontram-se na pagina Fale Conosco.
Qualquer pessoa pode consultar um CNPJ pelo site da Receita Federal de forma gratuita e imediata antes de fazer uma compra online. A pesquisa revelará a situação cadastral da empresa, indicando se a companhia está ativa ou se apresenta alguma irregularidade. Pela página, também é possível saber o quadro de sócios e administradores, assim como o capital social, informações que podem ser úteis para compreender melhor o funcionamento daquela marca.
É possível pesquisar situação de um CNPJ pelo site da Receita Federal — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes
É possível consultar plataformas online para saber a reputação das lojas com base nas experiências de outros consumidores. No Consumidor.gov, por exemplo, o usuário poderá visualizar reclamações deixadas por outros compradores para saber se aquele e-commerce está envolvido em denúncias de fraudes, propagandas enganosas ou divergências entre produtos vendidos. Quanto mais baixa for a reputação na plataforma, menos confiável é aquele estabelecimento.
O site "Posso Confiar" é um banco de dados online que permite ao usuário saber se pode confiar ou não naquela página. O catálogo possui mais de um milhão de sites cadastrados, incluindo lojas online, possibilitando uma pesquisa rápida para classificar um site como confiável ou duvidoso. A busca funciona de forma fácil: basta copiar a URL do e-commerce e colar no site para saber se a página é verdadeira ou fraudulenta.
Outra forma de saber se as lojas online são confiáveis ou não é por meio das redes sociais. Ao visitar um site duvidoso, procure pelo nome da loja no Istagram, Facebook ou Twitter, por exemplo, para encontrar o perfil oficial daquela marca – de preferência com selo de verificação. As empresas não são obrigadas a possuir perfil nesses aplicativos, mas ter um canal de comunicação mais próximo dos clientes pode garantir uma credibilidade maior ao negócio.
Ao visitar o perfil, veja se existem publicações antigas e se a conta oferece a venda de produtos dentro da própria rede social. Além disso, leia comentários de outros consumidores nas fotos publicadas para descobrir se existem reclamações sobre fraudes ou problemas com as vendas.